Teste

Embora as seitas sejam diferentes em seus sistemas de crença, todas elas usam as mesmas técnicas de controle mental. O propósito deste artigo é permitir-lhe testar a si mesmo para saber se você é uma vítima dessas conhecidas técnicas de alienação. Nas seguintes questões não tratamos de nenhum grupo religioso específico. Pelo contrário, as informações abaixo foram coletadas visando muitos grupos, todos conhecidos por usar técnicas de controle da mente em seus membros. Deve-se notar, ainda, que essas questões não estão limitadas simplesmente a grupos religiosos. Atualmente existem também muitos grupos políticos, de negócios e seculares, não-religiosos, que empregam técnicas de controle mental em seus participantes.

E então, o que você tem a perder? Quer fazer o teste? 

Faça o Teste!

Por favor, responda as seguintes questões com honestidade:

  • Você se sente como se tudo que você faz de bom para o seu grupo, não importa o quanto você se esforce, nunca é o bastante? E como resultado disso, você costuma sentir culpa?   
  • O que o motiva? É um genuíno amor por Deus, pelo seu grupo, etc., ou é medo de não atender aos padrões desejados?   
  • Questionar o grupo ou os seus líderes é algo desencorajado ou mal visto?   
  • O grupo ao qual você pertence acredita que é uma elite, uma organização exclusiva que detém, sozinha, “a verdade” e as respostas para as questões da vida?   
  • O seu grupo ridiculariza, ataca ou caçoa de outras igrejas cristãs e de sua interpretação da Bíblia?   
  • A leitura de literatura que critica o grupo é desencorajada? Muitas seitas advertirão os seus membros para não ler qualquer coisa que critique o grupo, especialmente se escrita por algum ex-membro (que recebe nomes como “apóstata”, “endurecido” ou “do diabo”, etc.). Essa é uma técnica de controle bastante conhecida, que impede o membro de descobrir os erros claros e documentados da seita. Com isso a habilidade dos membros de pensar por si mesmos é totalmente anulada, e eles vão pensar cada vez mais como o restante do grupo.   
  • Dê uma olhada na aparência e no modo de agir do grupo. Todos se vestem, agem, e falam, mais ou menos, do mesmo jeito? Certo observador, falando sobre seu particular envolvimento com uma seita, disse que o grupo encorajava os seus membros a “fazer tudo exatamente do mesmo modo – orar do mesmo jeito, parecer igual, falar do mesmo modo. Isso, em psicologia, é um clássico exemplo de conformidade grupal. Seu propósito é garantir que ninguém tente agir de modo diverso ou se torne dissidente, para que ninguém questione o status quo.” (Andrew Hart, Jan. de 1999).   
  • O grupo desencoraja a associação com não membros (exceto, talvez, se houver a possibilidade de convertê-los ao grupo)?   
  • O grupo lhe dá respostas do tipo “preto ou branco”: aquilo com o quê o grupo concorda é certo, e aquilo de quê o grupo discorda é errado?   
  • Todas as pessoas do grupo acreditam exatamente nas mesmas coisas (ou seja, no que os líderes do grupo mandam acreditar)? Não existe espaço para crenças individuais ou opiniões, mesmo em áreas de menos importância?   
  • O grupo tem “duas caras”: por um lado, se mostra a possíveis convertidos e ao grande público como um grupo de pessoas que são como uma grande família, cheia de amor e igualdade, mas, na verdade, o grupo tem muitos membros que se sentem intimamente não satisfeitos e emocionalmente esgotados?   
  • Você já tentou desativar a sua capacidade, dada por Deus, de pensar criticamente, deixando de lado várias dúvidas sobre o grupo, os ensinamentos dele, etc.?   
  • Aqueles do grupo que não se conformam às exigências dos ensinos do movimento são tratados com suspeição, como se fossem membros de “segunda-classe”?   
  • O grupo tende a ocultar certas informações a potenciais convertidos? As doutrinas menos comuns do grupo não são discutidas até que um indivíduo esteja mais profundamente envolvido no movimento?   
  • Você sente medo de deixar o grupo? Muitas seitas usam táticas sutis de terror para impedir os seus membros de deixá-las. Por exemplo, o grupo pode dizer que aqueles que desertarem serão atacados pelo Diabo, sofrer um acidente terrível, ou, no mínimo, não vão prosperar, porque eles deixaram “a verdade”.  

Se você respondeu SIM à maior parte das questões acima, o grupo em que você está engajado está certamente empregando técnicas de manipulação mental.

Agora que você sabe disso, o que fará?

  1. Você precisa perceber que, qualquer que seja o grupo de que você é parte, ele não tem o monopólio de Deus. Para muitos dos que estão em seitas que utilizam controle da mente, deixar o movimento é geralmente considerado o mesmo que deixar o próprio Deus e perder a salvação. Porém, a verdade é que há cristãos em todas as denominações que encontraram a salvação em Cristo apenas, e não na igreja ou no grupo. Muitos que estão presos em um sistema religioso espiritualmente prejudicial sentem como se não tivessem nenhum outro lugar para ir, mesmo se eles realmente conseguirem se desvincular do grupo.  A resposta se encontra no que Jesus disse no Evangelho de Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” 
  2. Você precisa deixar o grupo. Pode ser difícil, mas, se você continuar lá, só será prejudicado: mental e espiritualmente. Você também estará contribuindo com um sistema que, em seu coração, sabe estar errado. Não deixe o orgulho impedi-lo de deixá-lo.   
  3. Não pense que você vai ficar sozinho quando decidir sair. Há muitas pessoas que passaram pela mesma situação. Elas vêm de vários grupos religiosos, mas foram todas vítimas da mesma dominação das técnicas de controle mental. Hoje, muitas delas estão vivendo vidas de liberdade, segurança e esperança. Para obter encorajamento, você poderá ler algumas das histórias disponíveis neste e em outros sites ligados a este.  

Traduzido por Avelar Guedes Junior
Autoria: Spotlight Ministries


comentários
  1. jomilson disse:

    Muita esclarecedora e iluminada as palavras emitidas neste site. Obrigado a seus criadores.

  2. renata disse:

    ola, meu namorado eh da crista maranata, eu sou da crista evangelica, tenho ido aos sabados com ele la, estou muito confusa, acho estranho o fato deles não se misturarem com outras igrejas e ser uma igreja meio secreta, mas eu sinto deus falar comigo la, é muito complicado e meu namorado é um servo fiel e tenho certeza q é de deus, mas ele´idolatra a igreja .

    • AMOR PELA ICM disse:

      Querida a biblia condena o ecumenismo, nos não temos tempo para ficar passeando de igreja em igreja, tentendo assimilar os diversos usos e costumes, é por isso que nós não vamos a outros lugares com frequencia, seu namorado não é idólatra é um servo fiel que cumpre as orientações, imagina se ele começar a falar mal do lugar em que vive, não averá lugar para ele, inclusive em sua igreja, nunca mude a sequencia ame ao Senhor, ame sua familia, ame seu namorado, se Deus fala com vc lá é porque Deus está lá.

      MARANATA O SENHOR JESUS VEM

      • anonimo disse:

        fala sério!!!!!!
        O que vcs da maranata têm a dizer depois do escândalo (notas frias etc etc)???
        Vai me dizer que isso acontece em qq entidade.
        Religião e ir a igreja todos os dias n salva ninguém….o que salva é ser temente a Deus, amar o próximo.

      • João Wesley disse:

        Olha como a irmã, “Amor pela ICM”, membro da Maranata, sem se dá conta, destila sua indole sectarista e exclusivista, aprendida nos recantos da ICM. Ela acha que pelo simples fato da Renata, aí acima, reprovar o fato da Maranata não se envolver e não manter laçosafetivos e espirituais com outras igrejas, seria algo errado porte dela, pois, na verdade, a ICM estaria certa por não praticar o ECUMENISMO.

        Ecumenismo? Desde quando ecumenismo significa cristãos congregar com cristãos de outras denominações?

        Olha o que ela aprende nos seminários sobre o conceito de ecumenismo.

        Fico imaginando no tempo de Jesus. Paulo proibindo dos irmãos da Galácia de confraternizar com os irmãos de Jerusalém, porque lá quem comandava era Tiago, e não podia praticar o “ecumenismo”.

        Ecumenismo, “Amor pela ICM”, é a unificação de VÁRIAS RELIGIÕES (budismo, espiritismo, catolicismo, judaísmo, protestatismo) como todos levassem para Deus. Não tem nada a ver com DENOMINAÇÕES CRISTÃS.

        Que tristeza, meu Deus!

        Filha,acorda! Deixe de ser doutrinada e guiada por homens idólatras da ICM. Esses caras querem fazer de você uma fanática da ICM, que acha que a ICM é a “ultima bolacha do pacote” e todas as demais denominações são malignas, erradas, fracas, incompletas etc. Esses homens só pensam nas conveniências e interessas da Maranata, e os tolos acreditam nesses caras.

        O fato da Maranata não se envovler com outras igrejas, é algo MALIGNO. Não é uma virtude. É um defeito. É espírito de FACÇÃO, como Tiago fala em sua carta no capítulo 3, e Paulo fala em 1 Corintios, que um dizia ser de Pedro, outro de Apolo e outro de Paulo. É errado, pois quem está em Cristo, foi batizado em Cristo, todos são irmãos em Cristo. A não ser que você, “Amor pela ICM”, foi batizada em “nome da ICM” e será salva em “nome da ICM”.

        Correto é não se envolver com doutrinas de igrejas heréticas que tempos por aí. Mas todas estão erradas e só a Maranata é certa? É isso que você quer dizer, pelo fato da irmã congregar em outra igreja, e o namorado dela, na Maranata?

        Devemos ser, sim, amigos, congregar e confraternizar espiritual e afetivamente com outros cristãos, porque todos são filhos do mesmo Pai e bebem do mesmo Espírito, como Paulo fala em Efésios capítulo 4. É erro da “Obra” dizer que os demais são “primos” e não irmãos. Irmãos e filhos de Deus não são só os membros da ICM, ams também todos os crentes fieis à Palavra de Deus.

        Eu fico enojado com esse ar arrogante, esse ar de superior dos icemitas. É nojento!

        É triste como as pessoas passam a ser uma mera projeção, um produto, do caráter da liderança.

  3. Luis Autran C. Junior disse:

    Obrigado pessoal… De verdade estou muito aliviado e sei agora que não estou sozinho… Como é bom, meu Deus, como é bom… Eu fiquei emocionado, amigos… é um alívio muito grande… é um peso retirado das costas muito grande… Vivia com medo de ser punido por Deus, porque queria sair da maranata.

    Obrigado pessoal e obrigado Senhor Jesus (que bom falar “obrigado” sem ser julgado como inferior, porque essa palavra não existe no dicionário) por me colocar no meu caminho as palavras desse ministério aqui na internet (é sim um minsitério, embora seja assim virtual, porque fala de Deus e de sua Palavra e alerta os servos contra falsos profetas com aparência piedade) para esclarecer nós que estamos ainda na Maranata…

    A cada dia que passa, não dá mais, irmãos, é muita coisa artificial, fingida… não consigo ver ali amor, alegria, felicidade… a maioria é carrancuda, amarga, sisudas, parece nem gostam de estar ali, parece que só vão para lá porque é a força mesmo, para não ser humilhado pelo pastor ou para não morrer atropelado devido alguma maldição jogada pelos membros contra nós que queremos sair de lá…

    Eu preciso congregar irmãos num lugar onde as pessoas realmente estavam focadas um nos outros, no vinculo do amor, e não nesse lugar que as pessoas são julgadas e medidas a toda hora na medida que se dedicam as atividades desse “sistema Obra”.

    Deus abençoe todos vocês… Obrigado Jesus!

  4. Paulo Junior - Sobrevivente e Resgatado pelo Senhor Jesus disse:

    Eita! Teste muito bom!

  5. Welberth disse:

    Eu sou da Igreja Cristã Maranata.Sou do Grupo de Louvor.E vamos entrar em conflito porque eu vou fazer um blog qualquer,vou defender teses sem cabimento,também vou colocar “minhocas nas cabeças de pessoas fracas espiritualmente…..Não,não e não porque o SENHOR me escolheu para sua obra!!!!!!!!não somos como você mas muitos são escolhido poucos são chamados!Maranata:O senhor JESUS VEm!fique com deus!

  6. Elias C. Fernandes-Servo ICM disse:

    Quem escreve estes artigos concerteza não teve a única experiência com o Senhor.Todos que entram Na Igreja Cristã Maranata e abrem o seu coração para o Senhor são tocados pelo espírito santo, e entendem verdadeiramente o que é a obra revelada do Senhor.Muitos acham que nós da ICM achamos que apenas aqui existe salvação, engano seus, existe salvação em todas as denominações onde há servos fieis.Se estamos lá foi porque aprouve ao Senhor nos escolher.
    Da mesma forma que alguns falam mal da ICM como se ela fosse uma ceita, quando o Senhor Jesus veio até a terra muitos os questionaram.Mas eu,e milhares e pessoas encontramos na Igreja Cristã Maranata o que não encontramos em outros lugares,encontramos o caminho da salvação eterna e somos servos do Senhor Jesus,e mais uma vez afirmo que como tem servos na ICM tem em todas as outras igrejas.Também falando sobre doutrina,a doutrina da ICM não foi inventada por um pastor ou por um grupo, é a doutrina do espírito santo que está na bíblia.
    Como as pessoas tem o direito de criticar, eu tenho o meu de zelar e defender a minha igreja, que é onde estou , me sinto bem,sou visitado pelo Senhor,tive minha experiência e tenho uma vida abençoada,sou do grupo do louvor e tenho apenas 14 anos,14 ANOS,sou ainda um adolescente,e mesmo bem cedo o senhor ja falou grandiosamente comigo e tenho minhas experiências,creio nos dons espirituais e o mais importante, tenho a certeza da salvação porque o Senhor Jesus em breve,muito breve,virá e arrebatará a sua igreja, e os incrédulos,blasfemos ficarão aqui.
    Fico por aqui , Elias C. Fernandes.

    “Porque ainda um poucochinho de tempo,e o que há de vir virá, e não tardará” Hb. 10:37

  7. landynho disse:

    Deus, muito OBRIGADO por abrir os meus olhos e ter feito eu enxergar a realidade. Desde criança eu frequentava a ICM. Após ser “promovido” para o grupo dos jovens, fui chamado para tocar e fazer parte do grupo de louvor da igreja. No início era muito bom, mas logo fui percebendo o quanto era cobrado e obrigado a fazer todas e quaisquer tarefas que o pastor ordenava. Passei a ser uma pessoa oprimida, medrosa, até chegar ao ponto de não mais crer em Deus. Foi quando tomei a decisão de desligar das funções e, consequentemente, sair da igreja. Hoje vejo que a mentira e falsidade reina naquele lugar. Estou livre e muito, mas muito feliz! Creio em Deus e acredito em seu poder e, pra isso, não preciso engolir toda aquela doutrina.

  8. Estirpador disse:

    Renata , quando você questionar algo que eles dizem naquele lugar, as coisas vão piorar, e sua vida será destruida! Não os culpe, eles serão apenas escravos… Culpe o presbitério, são eles os comedores de almas!!!

  9. BENTO disse:

    Agradeço a DEUS por ter encontrado este sit !E hoje me sinto muito melhor em saber que não sou o único a pensar diferente nesta obra dita do “SENHOR “.Por questionar , pensar e querer entender certas atitudes vindas da “PARTE DO SENHOR ” REVELADAS AO PRESBITÉRIO ESPIRITO SANTENSE ,hoje sou considerado um doente espiritual ,e acreditem um doente crônico da dita :SÍNDROME DA QUEDA .E gostaria de saber dos demais ex membros ,para qual denominação eles tem ido ,pois quero me reconciliar com o SENHOR ,e voltar a realizar obra de DEUS ,mas com minha consciência liberta ,de que estou realizando a vontade de DEUS e não de um grupo de ditadores .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s