Terminologia

Sendo assim, para termos um melhor entendimento destas três palavras, deixamos os seus significadosque se confundem entre sina mente de muitos crentes, queenxergam tudo como uma coisa só, mas que, na verdade, são bem distintas entre si.

1. Congregação

Ato de reunir-se com outras pessoas, referente a assuntos seculares e religiosos, nesse caso específico do nosso interesse é a reunião para cultuar a Deus, orar, cantar ouvir e pregar o evangelho. O local é indiferente, não havendo especificamente uma obrigatoriedade de fixação em determinado lugar. Pessoas podem congregar inclusive ao ar livre.

2. Denominação

Instituições religiosas, organizadas juridicamente, sob uma administração estatutária, com registro em cartório, logo marca, liturgia particular e doutrina própria. Geralmente possuem sede própria, ou então imóveis alugados, visando sempre a aquisição futura.Os membros reúnem-se freqüentemente nos edifícios do grupo – templos e ou salões. O culto doméstico é timidamente motivado, porém se há adesão de novas pessoas (vizinhos, familiares), a Denominação aluga ou constrói um imóvel, estiliza-o de acordo com sua arquitetura própria (mobília, placa, etc.) e encaminha o povo para lá.

3. Igreja

Segundo as Escrituras, é o grupo de cristãos, independente da localidade, etnia ou cultura, ligados pela fé em Cristo e seu evangelho. Congregam, porém com ou sem templos específicos. Reuniam-se em residências, núcleos familiares, posteriormente, quando perseguidos, passaram a realizar a congregação em catacumbas e subterrâneos (lembremos que é após a estatização da Igreja que começam a converterem templos pagãos em templos “cristãos” – Séc. IV).  Igreja, como corpo de Cristo, Invisível e Indivisível, Universal, é a que atravessou todos esses séculos de pé, mas não em forma de uma construção magnífica, arquitetônica, e sim nas mentes e corações, transmitida pelo testemunho de homens e mulheres que não mediram esforços em “bater de frente” com sistemas colossais (seculares ou religiosos), abrir mão de prestígios e privilégios, renunciar conforto e comodismo, encarar desafios, ser moralmente e fisicamente fustigadas, sofrer, esperar, crer, passando de geração pra geração essa mensagem que Cristo nos legou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s