Sobre o Desvio do Fundamento

Aos amados leitores deste blog, aos irmãos e especialmente aos responsáveis mantenedores do sistema “Obra”:

Alguns de nós que vieram diretamente da tradição católica, ou de outra agremiação dita “evangélica”, ou mesmo da incredulidade, para nos filiar à Maranata, e até alguns que já nasceram no isolamento de tal sistema, ouvimos, à exaustão, e aprendemos a ter que dar crédito às todas e quaisquer opiniões e subjeções dos mestres da citada igreja. Ouvimos, ouvimos e ouvimos reiteradas vezes que as demais Instituições religiosas ou qualquer expressão religiosa, com a exceção da Maranata e seus atributos “revelados”, estavam todas entregues ao “cristianismo falido” – ou às heresias e apostasias, ou à religiosidade tradicionalista, ou ao comércio e materialismo da fé cristã, ou à libertinagem e mundanismo nas igrejas.

Diariamente nos cultos, quinzenalmente nos seminários e periodicamente nos eventos de feriados, bem como, somado a política de nos submeter ao total isolamento e censura de não termos contato com nada em matéria de fé que não fosse da Maranata, inevitavelmente fomos induzidos para essa compreensão restrita e reducionista da fé alheia. De tal modo que, de tanto repetirem e reforçarem essa ideia, fora-nos açulados um sentimento de narcisismo e elitismo religioso – quiçá, fundamentalistas sectários e extremistas religiosos, conceitos que definiriam de modo mais preciso aquilo que esse ensino nos tornara outrora.

Todavia, isso não foi culpa apenas de seus visionários idealizadores, mas também nossa. Por causa de nossa ingênua e passiva disposição de dar crédito a toda e qualquer palavra advinda do Presbitério e pastores – passividade essa decorrente de chantagens e ameaças espirituais a não contrariá-los para que não incorrêssemos ao pecado da “idolatria” e “blasfêmia contra o Espírito Santo”, pois os “ungidos do Senhor” deveriam gozar de obediência cega e restrita. Bem como, pela nossa inércia e covardia, ao mesmo tempo vaidade e arrogância, de adotar uma postura alienada e infantil a respeito da fé das outras agremiações cristãs, desprezando e inferiorizando-as, como fôssemos superiores e melhores em matéria de espiritualidade.

E, pelo comodismo em aceitar o ardiloso ensino anti-bíblico de que a “letra mata”, gradativamente, tendemos a inferiorizar e relativizar as Escrituras, a tal ponto que passamos – a menos, sem perceber – a depositar muito mais confiança, dar crédito ao que os pastores nos ensinavam, principalmente em seminários, satélites e apostilas – cujas palavras recebiam o peso e a reverência de “reveladas” -, do que confiar nos ensinos das Escrituras e naquilo que o Espírito Santo, intimamente, falava diretamente aos nossos corações, conferindo tudo e retendo o que é bom, tal como os exemplos dos bereianos, registrados na Palavra de Deus. Como meninos que ainda engatinham, aprendemos a desacreditar em nós mesmos como pessoas capazes de relacionar-se por si próprios com Deus, e passamos a venerar a espiritualidade dos pastores e mestres do Presbitério, aceitando tudo passivamente ao que eles ordenassem e recaísse sobre nossa vida, como verdade inquestionável e de obediência obrigatória.

Por causa desses três motivos nós fomos fisgados por essa utopia, ou melhor, distopia religiosa. Os efeitos dessas três causas sempre foram o intento, ainda que indireto, dos mestres de Vila Velha sobre nós enquanto membros da Maranata. A dita “revelação” (entenda-se: as ordens e ensinos próprios dos pastores da Maranata) ganhou muito mais autoridade e crédito do que as palavras da Bíblia Sagrada. Por consequência, fomos adestrados à conclusão de que somente a Maranata era a única igreja, dentre todas, que praticava e nos poderia instruir para a Salvação Eterna em Cristo Jesus. Afinal, só a Maranata detinha a tal da “revelação” – um conhecimento divino extra-bíblico, exclusivo da “Obra”, dito revelado pelo próprio Deus aos fundadores e regentes da Maranata (Presbitério), que nenhuma outra Denominação havia “alcançado” esse “segredo”. A Bíblia, já que qualquer “igreja” tinha acesso mesmo, fora reputada como um livro comum, de relatos históricos e rebaixada como mera “letra”; mas que somente os pastores da Maranata eram os que conseguiam entendê-la de forma “revelada”, pois que gozavam do conhecimento do “Jesus vivo e revelado”, ao passo que os outros crentes só conheciam “teologia”, “filosofia” e o “Jesus histórico e morto”. Não foi assim que nos induziram a crer? Venderam-nos esse pacote, e, inocentes, compramo-lo, induzido pelo pecado da timidez e covardia em não testificar a sua legitimidade bíblica.

Não só nos induziram, mas também nos condicionaram psicologicamente a ficar sob as rédeas da culpa e do medo, porque, caso não estivéssemos conformes os caprichos do sistema da Instituição, ou seja, de acordo com aquilo que o Presbitério entendia e estabelecia como “verdade” e “obediência a Deus”, incorreríamos à própria negação da fé cristã e da pessoa do Senhor Jesus, em seguida, com a perda da Salvação. Sem esquecermos de que, também, caso não sujeitássemos as opiniões incontestes dos pastores, estaríamos nos expondo e colocando como potenciais vítimas do Maligno e do “peso da mão do Senhor”, numa eventual vida pós-dissidência da Maranata. Era esse o “evangelho” da ditadura e do terrorismo que nos sujeitamos…

comentários
  1. Alessandro disse:

    Continuem assim! Lutem, discordem, denunciem, todo erro e qualquer ensinamento antibíblico! Vamos orar e crer que Deus, Nosso Pai, vai libertar àqueles que se encontram “cegos” nesta instituição. A Paz de Cristo à todos.

  2. cristina marcia teixeira disse:

    Perfeito este texto,com certeza é o desabafo de todos que um dia fizeram parte daquela instituição.

  3. sissa disse:

    Sou crente em Deus e fui baptizada pela igreja maranata e só tenho a dizer q n sei o q se passa na sua igreja ou se passou pra você vir dizer barbaridades sobre essa igreja! Antes de ir pra a igreja maranata frequentava e baptista e sinceramente nunca me senti tão bem como na maranata. Em relação às calças q n se podem vestir, segundo você, isso n se aplica na minha igreja maranata. em relaçao aos dons eles existem mas n da forma como você diz como incompletos. O q você fala é uma completa mentira, nunca foi mencionado dons incompletos na igreja q frequento. Nem me dei ao trabalho de ler o resto, pq o q você escreve é só barbaridades e que pôe em causa a veracidade desta igreja. Você devia falar com Deus e pôr essa questao de o q está fazendo é correcto ou n. Espiritualmente você n pode estar bem! Ore mais e jejue pq n é você q escreve concerteza tanta estupidez!

  4. Bruno disse:

    É a melhor definição que já li sobre essa denominação. Parece um retrato escrito de meus familiares. Tenho familiares que depois de se filiarem nessa igreja, tornaram-se pessoas distantes de nós, longe da família… E quando estão conosco ficam só falando indiretamente cheios de soberba e indiferença sobre a nossa fé, nossa igreja…

    É importante esse tipo de denuncia e trabalho, para motivar as pessoas a se arrepender, a olhar suas falhas, e voltar a viver a Palavra de Deus. Tudo na vida precisa de uma antítese, para se chegar a uma sintese. Ninguém é doido de se achar melhor que os outros, só alguns membros de seitas…

    Se a Maranata é seita, num sei, mas tem tudo para ser, até porque apresenta todas as características inerentes a uma. Tiro pelo comportamento de meus parentes e o que eles acreditam…

    Parabéns por essa dedicação. Jesus te usará muito.

    Deus seja louvado!

  5. Paulo Junior - Sobrevivente e Resgatado pelo Senhor Jesus disse:

    Depois dessas palavras eu me pergunto: Será possível que o Espírito Santo não irá convencer esses homens do pecado que estão mergulhados?

  6. CARLOS disse:

    OLHA;DESTAS COISAS EU NÃO SABIA, VOU PASSAR A INVESTIGAR MELHOR!

  7. teresa disse:

    minha filha ja era batizada e convertida quando se casou e foi para mahanata, hoje ela é uma p delaa essoa mto religiosa,perdeu o primeiro amor e só critica as outras denominaçoes.Nao gosto de ver ela achando que todas as outras denominaçoes estao fora da salvaçao,sem falar q elá hoje se tornou arrogante demais.

  8. C.V.F.L disse:

    Seita mesmo!!!

    Destruiu minha família!!! Minha esposa não pára mais em casa, é todo dia culto, reunião até reunião às 6hrs da manhã!!! Palhaçada isso!!! E eu? E nossa filha? Não leva mais a menina ao colégio, tem a tal da madrugada… Não almoçamos mais juntos… tem que ir para o culto do meio dia… Não namoramos mais direito e nem conversamos mais a noite… pois tem culto todo os dias e só chega em casa só depois das 21 hrs!!!!!

    Estou sofrendo, com depressão!!!! Quer mais???? Estão satifeitos em cabar meu casamento???

    Ah e fim de semana, não temos mais praia, não temos mais visitas aos amigos e meus pais, aos pais dela, aos familiares, porque tem que ir a esse tal de maanim, seminários, e reuniões a toda hora durante o final de semana… Coisa de fanáticos… inconquentes… sem uma visão decente, moderada, ordeira de uma vida cristã… Sou cristão, evangélico, e nunca vi tanto fanatismo e segregacionismo apregoado… Nem… Essa seita é tão cabulosa quanto às Testemunahs de Jeová…

    Deviam ser chamados de Testemunhas da Obra!!!

    Estou muiot, muuuuuuito triste… Sério… Estou só pensando num futuro escuro para nosso casamento… Toda vez que covnerso com ela contra esses atos absurdos dessa igreja e o que ela ensina… vem cheia de cólera, raivosa, impulsiva e nervosa me atacar e agredir… “não entedeu a obra”, ” vc num tem revelação”, “não fale mal da obra porque o Senhor vai cobrar de ti”, “se vc falar mal da obra… vc me separar de vc…” Ah!!!

    Pelo amor de Deus, o que eu façoooooooo?????????

    Na igreja que frequento, todos os pastores foram unânimes em não recomendar a ICM a ninguém… Igreja que é muito bonitinha, cheio de melosidades…louvoriznho bem bonitinho, bem tocado… mas esperimentem ser lavados cerebralmente nesses seminários… Minha esposa está uma fanática sem cérebro…

    Sou da Batista, qual o problema? Certamente me chamarão de religioso, de letrista, de sem revelação… eu sei que esses fanáticos aprenderam a nos julgar… eu sofro na pele…

    Por favor, orem por mim, pela minha esposa, pela minha filhinha…

    Se minha esposa quer destruir tudo que construimos, pode destruir, mas ela NUNCA levará a nossa filha para esse local tenebroso , que parece que é, mas não é… é seita mesmo!!!

    Orem, irmãos!!!

  9. Calil disse:

    A ICM é muito blá blá blá mesmo… Senhores, sabe o q é mais interessante? é q vosso texto foi mais lúcido e eficaz para a minha fé do que os 6 anos que estou na ICM. Triste mas é verdade… como é que pode, pessoas que se fantasiam de um personagem espiritual, vão todos os dias ao templo, varrem e limpam as paredes, não faltam os cultos, mas na hora de subir ao púlpito, não conseguem expressar a lucidez e proferir uma mensagem tão penetrante e aguda como essa. estou encantado com o texto, embora longo, mas muito produtivo, me ajudou bastate, fui renovado.

  10. eudes p. disse:

    Uau, belo texto, doeu até em mim estas repreenssões. Vocês foram ferozes nos comentários, mas precisos como um cirurgião contra as mazelas da ICM. Texto muito agudo e penetrante, faz refletir qualquer um… Muito bom

  11. RodinaldoAlcantara disse:

    Taí, gostei do que li… muito bom, muito bom mesmo toda essa descrição sobre a “obra”…

    Aff!!! Me dá náuseas só pensar naqueles jargões e aulas tediosas minsitradas pelo GG e aqueles seus puxa-sacos do presbitério… Nem… Sinceramente, depois que sai da Maranata e foi para outra igreja, aprendi muito mais sobre a Palavra d eDeus o real significado de ser cristão em menosd e 1 mês!!! Na maranata a gente só aprendia que a maranata era a melhor igreja, não tinha defeitos, porque as outras igrejas só tinham defeitos por causa disso e assado… Era todos os cultos e seminários para falar bem de si mesmo e aplaudir as supostas perfeiçãos da maranata, ao mesmo tempo que ridicularizavam e apontavam os erros de outras denominações… Qualquer boçal percebia que o grande propósito desses líderes marqueteiros era convenver o povo a jamais sair da maranata porque ela era eprfeita e as outras igrejas só levaria a morte…

    Deus me livre!!!! Igreja mais doente não existe!

    Eu já acho a maranata uma igreja muito mais idólatra do que a Católica. Tá certo que a Católica adora maria, mas pelo menos as pessoas não ficam insuportavelmente arrogantes, metida a bestas e azedamente legalistas e preconceituosas, como fossem dodas da razão apotavando erros e defeitos na vida dos outros…

    Nem.. Que povo mais asqueroso!

    Na boa, pessoal, saem dessa igreja… Aqueles caras lá do presbitério são um bando de oportunistasta tarados pelo dinheiro e poder religioso… eles usam vocês para satisfazer os itneressesda isntituioção… VEndem que é uma boa a imagem da instituição,e vcs como uma passarinho na boca de um alçapão, cai que é uma beleza…. Sai desse “bucho”, povo de Deus!

    Quem dera se eu tivesse conehcido realmente a verdadeira face do Senhor Jesus antes…. Sai desse “G-zuis” (literamente inciado com “G”, mesmo… “G” em referência ao dono,papa, ditador, messias, moisés da Maranata)

  12. Carlomino disse:

    é minha gente parece que a icm finalmente foi denunciada, em todo d canto da internet tem gente falando mal dela… e com razão, quanta contradição e brincadeira feita em nome de Deus e abusando da ingenuidade das pessoas… tava mais que na hora dessa “igreja” ser descascada

    Deus tarda mais não falha

  13. Brian disse:

    O texto é muito tem escrito, certamente existem diversas passagens verdadeiras e outras não, porém acredito que com um blog como esse a pessoa que o criou está fazendo exatamente a mesma coisa (Críticas a uma religião). Creio que essa diversidade de denominações, principalmente no Brasil, alienam as pessoas a crerem apenas em suas doutrinas, quando na verdade se repararem, todos as religiões sérias pregam a mesma coisa, a vida eterna com Jesus. Com isso acredito que deveríamos pregar a paz o amor entre as pessoas e principalmente uma vida eterna. Acredito que ao invés de perdermos tempo discutindo outras religiões deveríamos buscar a palavra de Deus, pois certamente enquanto houver homens responsáveis pelas denominações estaremos sujeitos a falhas e corrupções.

  14. Anderson disse:

    A Obra é um presente de Deus dada somente aqueles que tem um coração reto diante de Deus..

    A pessoas como você que criou este site com certeza é um crente caido, frustrado, é sem direção do Espirito Santo na sua vida…

    Agradeço a Deus por ter me dado este presente….

    A Obra revelada do Espirito Santo….

  15. jose luiz borba disse:

    Faço parte da marananata no rj, nunca vil tanto escandalo tanta roubalheira. tanta falta de vergonha na cara deste pastores que estão a frete da igreja , que fecham os olhos para tantos desacertos a começar pelos manaains a onde se diz que o trabalhos são voluntarios mais muitos estão lucrando. exploram os fieis da sua fe. hoje tenho chegado a uma visão que estamos sendo enganados pelo Pes , mais ainda ha tempo de acordar temos que colocar estes corruptos para fora , se não vamos todos acabar no mesmo buraco! aonde ja se viu pastores responsaveis pelos Maanaim pagando divida de pastores todos desacertados para não entregar o podre do outro, com dinheiros dos fieis. não da mais para ficar calado pois a Icm a uns 10 anos atras tinha seriedade. mais depois que o pastor Dod morreu virou comercio ela esta afundando , e ainda alguns pastores chega de Pulpito e fala para a sua igreja, não olhem a internet pois estamos sendo atacados por caidos mal dizente! que vergonha! a verdade tem incomodado, tira a moral deste que se omite e concorda com essa roubalheira. nossos dizimos estão indo para Pes para comprar mansões e carros de luxo. quando que na igreja temos que poupar luz não podemos comprar material de limpeza , não podemos ligar ventiladores, e vamos ficar calados! não vamos desmascara-los pois quem se ajunta com porco farelo come eu não vou ficar no meio deste porcos. a igreja fiel tem o espirito santo , mais ela não tem nome. E aquela que faz a vontade do PAI. Quero saber se vão devolver tudo que roubaram da igreja e se vão esclarecer para o povo esse escandalo

  16. Emerson s araujo disse:

    Sou católico e tambem sei que minha religião tem algumas coisa erradas Mais só procuro por DEUS e não pelos padres bispo…..Mais lhe dou meus parabéns..Por voçe divulgar isto porque tenho este problema na minha familia minha cunhada e mais duas irmãs dela eram católicas e resolveram a passar para esta religião MARANATA depois que um irmão delas desapareceu no mexico tentando entra no USA Estados unidos em 2003..Pois o pastor desta igreja pegou elas fragilizadas e falou para elas que teve uma revelação ele estava vivo fazendo assim que elas continuacem nesta igreja e fizeram aquela lavagem cerebral .Fiquei bobo mudaram da agua para o vinho so criticam outras igrejas meu pai ja discutiu com ela pois ele e católico e ela so critica imagems..Eles acham que so eles serão salvos..tem uma irmã dela que esta negando sexo para o marido a 3 meses porque ele bebe cerveja e não que passar para religião dela ele comentou para meu irmão que esta pensando em se separar..Meu amigo eles acham que são os donos da verdade mais so vivem na depressão..Eu acho que isto e uma lavagem cerebral..porque não tem cabimento uma coisa desta..não estou criticando nenhuma religião pois a minha tambem tem varios erros não defendo nem a minha..So estou falando o que esta acontecendo com minha cunhada e a familia dela..Tirem sua coclusões..

  17. Emerson disse:

    Igrejas que proibem as pessoas de levar a vida do jeito dela interfere no casamento dos outros e toma conta da vida da pessoa não ta com nada.. Se fosse assim jesus cristo impediria o adulterio as mortes que teve em sua epoca..Jesus cristo deixa cada um fazer o que quizer de sua vida..no dia da vinda de Jesus cada um de nos devemos presta contas de tudo aquilo que fizemos..Talvez a pessoa tem vontade de fazer alguma coisa e não faz por causa da igreja..Mais Jesus ele sabe de cada um de nossos corações..voçe não pode ate fazer algo por voçe ser de uma igreja que te proibe mais se voçe fazer em pensamentos estara pecando da mesma forma porque Jesus cristo sabe ler nossos pensamentos.Não adianta colocar uma biblia de baixodo braço e fazer tudo ao contrario que DEUS nos ensinou..Que DEUS abençoe a todos.

  18. jjj disse:

    minha mãe estava lendo e ficou muito brava disse que deus era homem de poder e a igreja dela não merece ser julgada. eu mudei de igreja já faz uns 6 meses e aprendi muitas coisas. antes eu tocava lá e eles diziam e dizem coisas do tipo: “ñ pode tocar outros tipos de musica no violao nao porque é pecado”, “é depois q vc saiu ta tao diferente cantando e dançando músicas do mundo”. fora os olhares q eles fazem p gente. eu fico muito triste de eles nao veem a verdade. em materia de ensinamentos da biblia eles estalo muito fracos msm, dizem q as pessoas agem errado prq o satanás está no corpo das pessoas e muitas outras coisas……..se eu continuasse escrevendo ia dar umas cinquenta pgs. eu espero nao ser denunciada pelo o que eu digo .
    estou na igreja q meu pai vai e meu desejo é q a minha mae fosse com a gente e levasse meuj irmaozinho,mas ela nao quer. a igreja dela é absolutamente verdadeira e a minha é endemoniada.

    o q eu menos gosto é quando eu falo alguma coisa e ela começa a cantar……………………orem para q a minha familia seja unida e em um unico local.

    obs:ñ sou da batista, catolica, assembleia ou q tenha alguma coisa a ver com espiritismo ou demonios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s