Apresentação

O espaço virtual em tela é para exposição de artigos e textos cujo objetivo é levar ao leitor à reflexão sobre as doutrinas, ordenanças, usos e costumes, enfim, sobre a ideologia religiosa “Obra” fabricada pela Igreja Maranata. O sistema “Obra” que  se traduz no restrito arcabouço de doutrinas, dogmas, patrimônios, organização, usos, costumes, governo, mentalidade, idiossincrasias, maneirismos, linguajar e comportamentos pertinentes à Instituição Igreja Maranata, cujo zelo sobrepõe ao valor de uma vida humana. Uma ideologia religiosa que é apregoada como verdade absoluta, inquestionável e intocável; uma vez que é naturalmente impossível, moralmente inconcebível, sob pena de penalizações, rejeições, acusações, perseguições, discriminações, rotulações, execrações e exclusão, o membro se opor, levantar questionamentos, até mesmo perguntar ou discordar, ainda que educadamente, do motivo de cada doutrina; ou seja, não obedecer de forma servil e subalterna as opiniões religiosas unilaterais do Presbitério. Sendo assim, é de bom viltre promovermos um espaço para, enfim, respirarmos e nos acolhermos em nossas dúvidas e obtermos respostas.

Por isso, definitivamente, não é objetivo do blog denegrir nenhuma pessoa associada à Igreja Maranata, tampouco o nome da Instituição Religiosa, muito pelo contrário, senão questionar, contestar, refletir e expor à luz das Sagradas Escrituras, primordialmente, os temas relacionados tão-somente à sua doutrina religiosa. Mas sim, com o ânimo precípuo de vislumbrar a promoção do amadurecimento espiritual dos membros em ajudá-los a se reerguer tanto espiritual, emocional, como moralmente em razão da angústia e exaustão mental e física devido à religiosidade do sistema, bem como acolher os dissidentes da Maranata que se encontram consumidos pelo sentimento de culpa, assombrados pelas maldições atiradas contra si, para esclarecê-los sobre a verdade do que é, de fato, o Evangelho e a bondade e ternura do Senhor Jesus Cristo.

Esse trabalho não é de apenas de uma ou duas pessoas. Há, na verdade, um grupo de pessoas que dão manutenção e escrevem para o blog. Tais pessoas são todas ex-membros que conhecem profundamente a referida Instituição (anos de experiências) e saíram espontaneamente motivados pela leitura da Palavra e inspiração do Espírito Santo ao se confrontarem com clamorosas contradições doutrinárias entre o Evangelho de Jesus e a “Doutrina da Obra”. Bem como, saíram voluntariamente devido ao regime totalitário e escravagista imposto aos membros, o qual distingue drasticamente dos preceitos e valores junto ao ser humano e da forma de conduzir uma Igreja Cristã, estabelecidos nas Escrituras Sagradas. E, por fim, egressaram da Maranata por causa da paixão obsessiva que o sistema suscita e alimenta nos membros ao nome da Igreja Maranata e a tudo que esteja a ela ligado, emulando nos membros um amor muito mais com tendências partidaristas, voltadas aos interesses e caprichos da Maranata, do que o amor ágape e puro, não fingido e sem interesses, ao ser humano, ao próximo – que foi para qual que o Senhor Jesus se crucificou.

Infelizmente, diante do contexto, é imperioso tencionarmos ao uso de pseudônimos, mas não por leviandade ou irresponsabilidade, senão pelo imprescindível motivo de segurança pessoal e familiar. É sabido que as implicações do fanatismo religioso são por demais ferozes e instintivas. Independente do caráter humano ou dos valores morais e sociais do contexto cultural, a causa fanatizada é capaz sobrepô-los, de tal maneira a instar pessoas à irracionalidade e às mais torpes e cruéis ações em nome de uma “fé”. Muitos dos articulistas possuem familiares na Maranata, assim como muitos leitores de lá são membros, e, não só isso, muitos desses trabalham com pessoas de tal Instituição, de sorte que, para permanecermos na paz e na segurança contra o poder e o fanatismo religioso, é razoavelmente oportuno manter-se tal discrição. Afinal, a verdade e mentira nunca deixarão de serem as tais, se forem ou não endossadas por assinaturas ou dados cadastrais verossímeis – vide a própria Carta aos Hebreus, de autor desconhecido. Afinal, a verdade ou mentira não são aferidas, em essência, pelo que está na embalagem, nem pela aparência, tampouco pela assinatura, mas sim nos frutos que produzem e no conteúdo que oferecem.

O blog não é vinculado a nenhum grupo religioso, não tem patrocínio comercial ou envolvimento político, antes, todos os que o mantêm são irmãos em Cristo, pessoas que têm em comum o fato de um dia terem sido da Maranata, e agora, sem o peso dos constrangimentos da retaliação religiosa, podem expressar livre e democraticamente opiniões sobre o que praticaram, aprenderam, vivenciaram e compreenderam lá. Também, o blog não é nenhum propagandista de Instituição Religiosa de ex-membros ou ex-lideres da Maranata, senão tão-só um divulgador da Fé Cristã, na busca constante pela originalidade (sem deturpações) dos ensinos do Senhor Jesus contidos nas Sagradas Escrituras, com honestidade e simplicidade do Mestre.

Vale ressaltar que certos líderes e membros fundamentalistas, visto a obsessão em defender “a Obra”, podem confeccionar mentiras, proferir calúnias e difamações sobre os irmãos que para aqui trabalham, em tentativas de associar os articulistas do blog a grupos religiosos apóstatas e hereges, a seguidores de líderes religiosos de teologias duvidosas, contrárias ao Evangelho do Senhor Jesus; alguns desses grupos, inclusive, de cunho libertino e maligno. Pois muitas coisas são ditas por aí afora, sobretudo em reuniões fechadas e seminários, quando estão em retiros isolados da civilização, com o propósito de dissuadir e subverter os leitores deste Blog, que alimentam questionamentos, discórdias, curiosidade, dúvidas sobre a Maranata e até o desejo de sair de lá.

Por fim, aos leitores, um conselho: nunca tomem por verdade absoluta e incontestável nada. Absolutamente nada! Sejam “revelações”, sejam “orientações”, sejam doutrinas institucionais, práticas de usos e costumes cerceadores, constrangedores e escravagistas, para os quais líderes religiosos usam e abusam do subterfúgio do nome de Deus para revestir de autoridade e credibilidade às suas palavras, por consequência, terrorismo, culpa  e complexo de inferioridade sobre os membros, visando a manutenção e cumprimento de suas idéias e determinações religiosas à força, sem questionamentos, governando a bel-prazer. E, nem mesmo os artigos e reflexões propostas por este espaço devem ser tomados como verdade absoluta. São opiniões, valores empíricos e entedimentos particulares. Com efeito, tudo deve ser provado à luz da Palavra de Deus – a Única Verdade (segundo a nossa crença cristã) -, por vocês mesmos, de acordo com as prescrições do Apóstolo João em sua primeira Carta aos cristãos, logo no início do capítulo quatro. Afinal, ninguém é dono ou detém a Verdade, mas a Verdade é que é nosso dono.

Portanto, muito cuidado com aqueles que dizem que suas palavras e ensinos são verdades absolutas, revelações e determinações oriundas do próprio Senhor Jesus, pois se portam como verdadeiros representantes, porta-vozes e procuradores do Altíssimo com o fim de dominar e se imporem sobre outros. Verifiquem, então, no Evangelho. Examinem as Escrituras, e vejam o que tem coerência ou não, o que testifica ou não, o que procede ou não. Escutem o que lhe dizem e leiam cada artigo, pacientemente, porém, sempre com a Bíblia do seu lado, analisando tudo e retendo o que é bom, formando em vocês mesmos a sua convicção cristã, pela sua própria intimidade com o Espírito de Deus.

Que o sectarismo, o exclusivismo, o proselitismo, o legalismo, o escravagismo, a ditadura religiosa, enfim, as heresias, sejam essas de qualquer Instituição Religiosa, todas sejam extirpadas das vidas dos irmãos, que se encontram angustiados, exaustos, sufocados, depressivos, aterrorizados e cheios de fobias emocionais e espirituais, presos nas mordaças e grilhões de lideranças religiosas autoritárias e dominadoras. Para que, então, os irmãos vivam a simplicidade do Evangelho do Reino, com a liberdade santa e pura que Cristo nos concedeu, com naturalidade, autenticidade, espontaneidade e leveza. Liberdade essa pautada no amor fraternal, guiados pelo Espírito Santo, apascentados em apriscos sadios e agradáveis, sendo luz e sal para o mundo, contagiando, agora, seus familiares, amigos e colegas de trabalho, antes abandonados devido a sistemas religiosos escravagistas e sectários que lhe estimularam tal rompimento. Que o Espírito Santo vos esclareça! Por amor e zelo ao nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Evangelho.

PARA LER OS ARTIGOS: Basta clicar em “DOWNLOAD DO ARTIGO” (baixar o artigo) e imediatamente você será direcionado a outra página, na qual encontrará um “botão” em azul escrito “DOWNLOAD NOW” (baixar agora). Clique nele e você aguardará uma contagem regressiva, de mais ou menos, 20 segundos; terminado a contagem, aparecerá a frase “Click here to download this file” (clique aqui para baixar este arquivo). Pronto, aguarde o artigo a ser baixado, e depois boa leitura e que o Senhor te esclareça.

OBSERVAÇÃO: Quem desejar conhecer, ler os testemunhos de pastores, diáconos e irmãos que são ex-membros da Igreja Maranata, mas plenamente servos de Jesus Cristo em outros grupos cristãos, bem como interagir com os demais leitores em relatos experiências na Igreja Maranata, podem dirigir-se às comunidades elencadas à esquerda dessa página, bastando clicar sobre o nome, e, por fim, registrar-se no Orkut ou Facebook.

A covardia coloca a questão: ‘É seguro?’ O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’ A etiqueta coloca a questão: ‘É elegante?’ Mas a consciência coloca a questão, ‘É correto?’ E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta. Martin Luther King Jr.

comentários
  1. Elias disse:

    Graça e Paz!

    Amados, onde estão os outros artigos que estavam postados no antigo site: seitamaranata.blogspot? Gostaria de velos.

    Fiquem com Deus!

  2. antonio disse:

    A bíblia diz e não eu, que toda palavra que o homem disser, terá que dar conta dela diante do juizo.
    Acho que o debate, a crítica faz parte do processo do regime democratico de direito, só acho que vcs estão generalizando, eu não sou nada na igreja, não estou nem ai para uso e costumes, mas respeito os costumes da Maranata.
    O que vcs entendem por heresia? Pr Silas Malafaia que prega prosperidade;
    Igreja Mundial que prega o super homem que seu suor cura;
    Pr jeronimo da IEQ que usa técnicas de hipnose;
    Marco feliciano que canta com mundanos;
    Diante do trono diante da Rede Globo, etc, etc.
    Mas vcs não estão preocupados com os desvios da cristandade, estão preocupados com
    a Maranata e seu estrondoso crescimento.
    Quanto mais apanha mais cresce.
    Falo do salão que frequento: não cabe mais de pessoas que enchem o salão com curas milagres e operação do Senhor.
    Ho Glórias estamos vencendo Tobias e Sambalate

    • Emanuel disse:

      Eles estão criticando a igreja MARANATA por ser um ministério muito sério, que tirou o joio do meio do trigo.
      E também estão atirando muitas pedras por ser um ministério que dar muitos frutos e que prega a VOLTA DO SENHOR JESUS, que não pede dinheiro de seus fiéis.

      O problema que ninguém ataca os bandidos que roubaram a igreja e sim, estão atacando a igreja que não tem nada com isso, e os que saíram da igreja é porque estava procurando um motivo qualquer.

      • Crente de Beréia disse:

        ” tirou o joio do meio do trigo”(palavras suas) ???? Vá ler a bíblia meu irmão !
        Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
        Mateus 22:29

  3. jose geraldo de oliveira queiroz disse:

    Gostei deste site. é preciso mostramos a verdade para que as pessoas não caiam no absurdo destas seitas que não levam a nada, a não ser o fanatismo religioso de muitos que não querem ver a verdade dos fatos. Parabéns!!

  4. Flávia disse:

    Gloria Jesus por este site! Pois é prova que Ele está voltando e que a Igreja Cristã Maranata realmente faz diferença na vida das pessoas. Quem escreveu este site precisa urgentemente de uma EXPERIENCIA COM DEUS! Pois não sabe o que está dizendo, faço parte desta OBRA há 13 anos e só tenho grandes experiencias pra contar. Quero dizer pra vc que escreveu este site: Você é um revoltado e vc vai prestar conta com Deus de toda essa calunia que está escrevendo contra Obra! Vou orar por vc meu querido… Fica na Paz!

  5. AMOR PELA ICM disse:

    O crescimento desta igreja tem incomodado, como NOÉ icomodou quando contruia aarca do Senhor, um recurso que lhe foi dado para vencer o diluvio, e hoje nos é dado alguns recursos, como buscar ao Senhor pela madrugada,no culto ao meio dia, culto a noite, louvores, leitura da palavra, oração e alem disto um modo de evangelização que surte efeitos como, mes dos vizinhos,colegas de trabalho,autoridades etc.
    esta é a nossa preocupação, evangelizar, falar que Jesus esta voltando, e não nos escondendo atrás de site e blogs, como caidos e homens que perderam a sua benção.

    MARANATA O SENHOR JESUS VEM

  6. Servo Fiel disse:

    Sucinto…

    vcs por acaso não tem BÍBLIA?

    JESUS CRISTO precisa de defensor?

    Examinais pois as escrituras, porque jugais ter nelas a VIDA ETERNA.

    Ps.: Conheça o Senhor JESUS! Mas não de ouvir falar, conheça-o como aquele que pode curar a sua ALMA.

    A PAZ DO SENHOR JESUS!

  7. soneide cerqueira ( BOLIVIA) disse:

    Parabens, pelo blog eu andava procurando para saber algo desta igreja que nao conhecia.Estou em Bolivia e fui convidada por uma escrava da obra….gostei da musica mas algo ficou pairando no ar e que eu nao sabia o que era este mes teve um seminario fui convidada mas como estava desconfiada eu nao quis ir pois pensei preciso pesquisar sobre esta igreja pois algo me chamou atencao …revelacao para quem vai limpar a igreja revelacao para quem vai pregar Deus revelou que algo ta errado no louvor??? vem um pr do Brasil so para trazer esta revelacao…..entao tratei de procurar logo na net para saber algo ..esta escrava me contou que so podia viajar ao Brasil se alguem tivesse uma revelacao? e eu comercei a ficar intrigada….as pessoas la nao tem uma manifestacao espontanea para nada!!! Olha fui criada em igreja presbiteriana e Batista que tem doutrinas muito solidas …..mas como estava precisando ir uma igreja comercei a frequentar mas o Espirito Santo que em mim habita acendeu a luz de alerta!!!! obrigada por este blog vou passar para os brasileiros que estao frequentando esta >>>obra<<<< continuem por favor a plublicar mais artigos….

    • jose geraldo de oliveira queiroz disse:

      Parabéns pelo seu posicionamento. Gostei de seu comentário. Torna-se imperiosa a necessidade de mostrarmos para as pessoas o absurdo de muitas doutrinas por aí que fazem com que as pessoas simplesmente acreditam no que pregam, sem questionar absolutamente nada, nada, nada daquilo que acreditam e professam. O blog mostra realmente o que é, o que prega, o que pensa esta SEITA. E tem muito mais. É só entrar no blog e verificar com os próprios olhos o testemunho de pessoas sensatas que por lá passaram, mas que não se deixaram envolver. Parabéns!!!

      • jose geraldo de oliveira queiroz disse:

        Impressiona-me o fato de muitas pessoas não enxergarem ou simplesmente não querem ver a verdade dos fatos. É uma verdadeira aberração o que muitos pregam a respeito de doutrina nessa seita que se diz e se pronuncia IGREJA, mas na verdade não se constitui como tal. E o pior de tudo isso: os membros que lá frequentam já foram todos católicos “sem convicção nenhuma”, é claro. Católico de verdade não mergulha na onde de falsas ideologias e doutrinas que se veem por aí.

    • Juliano Geraldo Pimentel disse:

      Soneide boa tarde, Soneide não sei o que esta se passando por sua cabeça em relação a igreja Maranata, mas sobre a Revelação que uma conhecida disse sobre a Vinda dela ao Brasil, talvez esta pessoa não entendeu ainda a Obra de Deus, mas vou te falar que a Igreja Cristã Maranata é uma igreja que não paga salário a pastores, e que tem crescido muito a cada ano, só no Brasil temos mais de 6 mil Igrejas, outra coisa que tenho que lhe falar é sobre a Doutrina da igreja, a igreja não depende de ninguém para nada, Politico, pessoas Influenciáveis, ou qualquer outra relação do homem para o crescimento, é o próprio Espirito Santo de Deus que nos tem ajudado, se um dia você queira entender mesmo sobre esta igreja, pessoa a Deus para te mostrar através de algum Dom Espiritual, que ele irá te mostrar, mas não acredite em qualquer coisa que o homem escreve em um Blog, pois existe outros Blogs falando mal de outras igrejas como Batista, presbiterianas, assembleias, etc…Entregue o teu caminho ao Senhor, confie nele e o mais ele fará.

  8. Juliano Geraldo Pimentel disse:

    Estou impressionado pela quantidade de ataque que a Igreja Cristã Maranata esta recebendo, pois quanto mais a igreja é atacada, mais ela cresce, ou seja, nós vivemos em uma igreja que pastores não recebe, acho que é isto que esta incomodando as outras igrejas e alguns outros que estão saindo da igreja, outra coisa é a organização dos cultos e seminários, ( eventos com até mais de 5 mil pessoas e existe uma excelente organização no evento), quando fazemos alguma reforma nas igrejas a maioria dos irmãos participam e melhor não cobram nada e pelo contrário sempre compram algum material para ajuda da reforma, não estudamos teologia e recebemos uma benção na leitura da palavra, não precisamos de pedir apelo a ninguém para aceitar a Jesus e o número de irmão estão crescendo a cada dia, o número de MAANAINS construídos já se passaram de 20 e de igrejas já se passaram de 5 mil só no Brasil, tenho presenciado vários milagres e muitos dos meus parentes estão indo para nossa igreja, e muitos deles falavam mal da Igreja Maranata e hoje estão recebendo estes milagres. Para falar a verdade se for para vocês falarem mal da igreja e a igreja continuar crescendo, então que seja assim, outra coisa é que quando alguém fala mal da maranata, esta recusando a volta de Jesus pois o significado do nome Maranata é “O Senhor Jesus Vem”, Maranata foi um nome revelado aos irmãos. Amigos prestem atenção nas coisas que o Senhor tem anunciado na Bíblia, “O amor de muitos esfriaram”. não se deixem levar por “alguns” que tentam mas não conseguem mudar a doutrina do Senhor.

  9. Serva fiel disse:

    Vc que escreveu este blog, realmente nunca teve uma experiência com o Senhor, e eu tenho “PENA”, por vc ser mais um POBRE COITADO, ENGANADO deste mundo !!!

  10. Marcelo disse:

    Admirável trabalho estão fazendo, aqui existe muita informação a respeito desta denominação. Agora, me pergunto, porquê este árduo trabalho direcionado a uma única denominação dentre milhares ? O que esta Maranata tem de tão especial para merecer tanta dedicação ? Não seria melhor dedicar este tempo à pregação do evangelho ?

    • Juliano Geraldo Pimentel disse:

      Marcelo Parabéns, Para que tanta raiva contra um igreja que não faz nada de errado, pastores não tem salário, tudo que fazemos é Voluntário, outra coisa é que a igreja esta crescendo muito, hoje temos mais de 6 mil igrejas no Brasil e fora que estão no Exterior. Então porque tanto RANCOR????

    • Irmão Marcelo,

      você mesmo respondeu sua pergunta! Resgatar as ovelhas de volta para o Evangelho!
      Libertar os escravos desta seita maligna!

      PAZ

  11. servo disse:

    Provavelmente vocês idealizadoraes do site já foram membros da ICM e saíram (“caíram”). Tente lembrar de quando voce estava lá na igreja, cantando louvores, participando das ceias, etc. O Senhor estava lá pertinho de voce, e agora ele continua por perto? lembre-se, o retorno é difícil mas com Deus não é impossível.

  12. Ludimila Torres disse:

    É hora de atualizar as notícias! Está borbulhando na Gazeta! A ICM cavou sua cova!!!!

  13. Sandro disse:

    Nossa luta não é contra a carne e o sangue, tenho pena de vc que esta dominado pelo inimigo, mas vamos orar pela sua libertação, quem sabe voce deixa este rancor e deixa de perder tempo julgando e quem sabe seja feliz com o Senhor…

  14. Ricardo disse:

    ESTOU ASSUSTADO COM TANTA SAFADESA OCULTA NA MARANATA!!! ELES SUPERARAM OS OUTROS LADROES QUE ESTAO NA MIDIA CONTANTE!!! PORQUE OS OUTROS TOMAM SEU DINHEIRO DESCARADAMENTE E OS SEUS MEMBROS AMAM ISSO…MAS NA MARANATA NOS ERAMOS SANTOES ETERNOS!!! NADA DE DINHEIRO,,,NADA DE POLITICOS ,,,NADA DE CORRUPCAO,,NADA DE ESCANDALOS E ETC…E O ´POVO CAIA NO CONTO DA FADA!!! AGORA VEMOS UMA DESGRACA CORROENDO A MENTE DOS FORMATADOS ICEMITAS QUE ESTAO ATE EM TRATAMENTO PISQUIATRICO,,,FIUCARAM LOUCOS PELO SISTEMA …E ISSO E IDOLATRIA…O ERRO DOS LIDERES DA MARANATA FOI DE TENTAR TIRAR A GLORIOA DE DEUS!!! AGORA AGUENTA…MENE,MENE, TEQUEL,, URFASIM…. EM GOVERNADOR VALADARES MG,,A COISA ESTA ABAFADA PELOS COMPARSAS….MAS A ESPADA VAI COMER

  15. Ricardo Rangel disse:

    não consigo baixar os artigos para ler.como faço?

  16. Rodrigo disse:

    Amados irmãos, parabéns pelo trabalho e coragem.

    Penso que ao invés de deixarmos o rebanho à mercê de tiranos, podemos lutar assim como fizeram Lutero e tantos outros heróis da igreja moderna.

    Baseado em seu exemplo, conclamo todos os varões indignados com tudo a que nosso povo vem sendo submetido, a usarem barba, lembrando que não há sequer uma menção contra isso na Bíblia Sagrada, a qual é a única regra de fé e prática do cristão.

    “Lutero abriu um precedente deixando a barba crescer, e praticamente todos os reformadores europeus deliberadamente cultivaram suas barbas como sinal de rejeição da antiga igreja, passando a barba clerical a ser um gesto de protesto reconhecido na Inglaterra daquele tempo.” (www.bible-facts.info)

    Peço a todos quanto puderem e estiverem dispostos a batalhar pela sã doutrina de Cristo, que divulguem massivamente esta conclamação, e assim nos tornemos agentes da mudança.

    E que Deus nos abençoe e fortaleça.

  17. Ana Cláudia disse:

    Ana Cláudia (Barcelona, Espanha)
    Querida Ludimila Torres vc quer saber o motivo de não atualizarem mais o Blog de perseguição ã Obra? Desistiram. Abandonaram sua obra de contenda deixaram esse blog jogado às traças eu estou boba de ver como eles estão deixando os Maranatas postarem aqui. Talvez tenham se arrependido e sentido saudades do maanaim e dos irmãos, saudades dos cultos breves, saudades dos cultos sem extorsão, saudades dos batismos, saudades de como Deus falava através dos dons, saudades das madrugadas, dos jejuns, dos encontros de jovens, saudades do Pr Gildettil
    Ho Glórias por tão grande OBRA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s